Você sabe a diferença entre Manteiga e Margarina?

Você sabe a diferença entre Manteiga e Margarina?
A manteiga é um produto utilizado para dar sabor, textura e brilho à uma receita. O seu principal ingrediente é o leite, e este tem que ser de qualidade, pois influencia diretamente no sabor final da manteiga. 
A produção começa pela desnatação do leite, separando a gordura do restante dos componentes, obtendo-se a nata. Na sequência, essa nata passa pela pasteurização, processo que eliminará as bactérias existentes. As últimas fases compreendem a maturação, a batedura, a malaxagem e a envase. Basicamente, a manteiga é a gordura do leite, onde a nata do leite é batida, tornando-se uma emulsão cremosa.
A margarina é uma gordura de origem vegetal obtida pela hidrogenação de óleos vegetais. Moléculas de hidrogênio são incorporadas às moléculas de gordura artificialmente, em uma temperatura muito elevada. Contém gordura trans, justamente para conferir um tempo maior de conservação e uma textura melhor.

Resultado de imagem para diferença manteiga e margarina

Qual é mais saudável?
Observando a lista de ingredientes é possível identificar que os ingredientes da margarina possuem vários aditivos químicos, já a manteiga apenas ingredientes naturais.

Mas a manteiga não é fonte de gordura saturada? Sim, porém quando consumida em quantidade adequada não gera nenhum risco a saúde. Diferente da margarina que possui Gordura Trans, BHT e TBHQ que aumentam risco de doença cardiovascular e câncer. 

Ficou com dúvidas, nos peça!
Com carinho Davida inteira!

Comentários

Postagens mais visitadas